“Migrantes: sentimentos e acolhimento” é o tema do episódio de estreia do Papo IDe+

“Migrantes: sentimentos e acolhimento” é o tema do episódio de estreia do Papo IDe+

Inúmeros motivos podem levar uma pessoa a sair da sua cidade de origem para viver em outros lugares: estados, regiões ou até países com costumes e culturas totalmente diferentes daquilo que foi aprendido como o “comum”.

Situações de guerra, conflitos políticos, desastres naturais ou mesmo a busca por oportunidades de emprego ou qualidade de vida estão entre eles. Assim, existem alguns tipos de migrantes e o tema está em destaque no mundo, principalmente devido às crises migratórias. É exatamente sobre esse assunto o episódios de estreia do Papo IDe+, apresentado pela jornalista Tati Ayres, que será exibido neste sábado (25), às 19h30, na TV Evangelizar.

A cada episódio, dois convidados falam sobre suas visões e vivências. Para bater um papo sobre “Migrantes: sentimentos e acolhimento”, Tati Ayres vai receber a psicóloga e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Claudia Serathiuk, que também é descendente de ucranianos e realiza trabalhos voltados ao acolhimento de migrantes da Ucrânia, e Ana Lídia Oliveira, coordenadora da Cáritas Brasileira, a qual atua no auxílio de migrantes e refugiados para que tenham a garantia dos seus direitos no Brasil e acesso aos serviços dos quais necessitam para viver dignamente.

“A gente trabalha principalmente sobre o luto. Penso que o migrante é o ser humano de maior vulnerabilidade”, comentou Claudia durante o Papo IDe+. 

“O Brasil é um dos países mais visados pra essa migração”, acrescenta Ana Lídia.

O desafio para toda a sociedade é, portanto, acolher com integração e isso envolve entender um pouco dessas histórias e dos sentimentos de quem sai do “seu” lugar para compartilhar o “do outro”. As profissionais trazem dados, dicas de como contribuir, explicações a respeito das diferentes realidades de quem migra e novos olhares ao tema. 

A primeira temporada terá 9 episódios exibidos todos os sábados, a partir das 19h30, na TV Evangelizar, e depois disponibilizados no IDeplay, a plataforma de streaming exclusiva dos associados da Associação Evangelizar É Preciso.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.