O Dom da Sabedoria

O Dom da Sabedoria

Começamos o mês de janeiro, um tempo de reflexão e planejamento. Por isso, nesta mensagem quero destacar o Dom da Sabedoria, tão importante para que nossos empreendimentos em todas as áreas da nossa vida, inclusive na vida espiritual, tenham bom êxito.

E para entender o que é a Sabedoria, transcrevo aqui um trecho do capítulo 8 do livro de Provérbios:

 Eu, a Sabedoria, sou vizinha da sagacidade, e tenho o conhecimento e a reflexão. 13 Temer ao Senhor é odiar o mal. Por isso, eu detesto o orgulho e a soberba, o mau comportamento e a boca falsa. 14 Eu possuo o conselho e o bom senso; a inteligência e a fortaleza me pertencem. 15 É através de mim que os reis governam e os príncipes decretam leis justas. 16 Através de mim, os chefes governam e os nobres dão sentenças justas. 17 Eu amo os que me amam, e os que me procuram me encontrarão. 18 Comigo estão a riqueza e a honra, a prosperidade e a justiça. 19 O meu fruto vale mais do que ouro puro, e a minha renda vale mais do que prata de lei. 20 Eu caminho pela trilha da justiça, e ando pelas veredas do direito, 21 para levar riquezas aos que me amam e encher os seus cofres. (Pr 8,12-21)

A sabedoria vem antes da criação, como o Catecismo da Igreja Católica nos explica:

Cremos que Deus criou o mundo segundo Sua sabedoria. O mundo não é o produto de uma necessidade qualquer, de um destino cego ou do acaso. Cremos que o mundo procede da vontade livre de Deus, que quis fazer as criaturas participarem de seu ser, de sua sabedoria e de sua bondade: “Pois tu criaste todas as coisas; por tua vontade é que elas existiam e foram criadas”. (Ap 4,11). (CIC 295).

Ou seja, estamos refletindo sobre a sabedoria que, por instância divina, desvela o mundo e a vida para quem a busca. O Catecismo da Igreja aponta:

Antes de se revelar ao homem em palavras de verdade, Deus se lhe revela pela linguagem universal da criação, obra de sua Palavra, de sua Sabedoria: a ordem e a harmonia do cosmo que tanto a criança como o cientista descobrem, “a grandeza e a beleza das criaturas levam, por analogia, à contemplação de seu Autor” (Sb 13,5), “pois foi a própria fonte da beleza que as criou” (Sb 13,3).

A Sabedoria é um eflúvio do poder de Deus, emanação puríssima da glória do Todo-Poderoso; por isso nada de impuro pode nela insinuar-se. É reflexo da luz eterna, espelho nítido da atividade de Deus e imagem de sua bondade (Sb 7,25-26). A sabedoria é mais bela que o sol, supera todas as constelações. Comparada à luz do dia, sai ganhando, pois, a luz cede lugar à noite, ao passo que, sobre a Sabedoria o mal não prevalece (Sb 7,29-30). Enamorei-me de sua formosura (Sb 8,2). (CIC 2500).

Que Deus abençoe e conceda sabedoria. Amém.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Expedito Humberto da Silva
    Gostei do material, pois estou trabalhando nos sete dons do Espírito Santo, e veio a ajudar muito. Sou catequista de crisma na Paróquia Santa Rita de Cássia em Três Corações, M.G.
  • Érica
    Sabedoria Senhor.
  • Dulce Ana Maria da Silva
    Senhor dai me a sabedoria de entender a tua palavra.
  • Tarciana Magalhães
    Senhor daí me sempre SABEDORIA. AMÉM
  • Sandra Francisca da Silva
    Muito bom essa explicação sempre peço A Deus para mu dar sabedoria
  • Sandra Francisca da Silva
    Muito bom essa explicação Sempre peço a Deus pra mi dar sabedoria
  • Tatyana Casarino
    Eu amo a Sabedoria! Que o Espírito Santo nos ensine o caminho dela.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.