Pilates: você já conhece essa atividade física?

Pilates: você já conhece essa atividade física?

Ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos precisam fazer parte do nosso cotidiano. Às vezes, buscamos por uma prática que seja diferente daquelas mais conhecidas. Ao procurar por alternativas, encontramos o pilates, exercício que tem se popularizado cada vez mais, uma excelente atividade física, recomendada para praticamente todas as idades. Conversamos com a fisioterapeuta Danielle Ines da Silva Sewo para conhecer mais sobre o pilates. Confira!

O pilates é uma técnica de exercício físico criada por Joseph Pilates, que consiste em exercícios funcionais que trabalham vários grupos musculares no mesmo movimento, associados a um trabalho de mente. Os movimentos requerem bastante concentração e uso da técnica correta. Por isso, é importante a orientação de um profissional. A aula de pilates pode ser ministrada por fisioterapeuta, educador físico e enfermeiro.

A fisioterapeuta Danielle Sewo orienta o pilates contemporâneo.

 

A fisioterapeuta Danielle Sewo afirmou que o pilates possui várias modalidades, que incluem o original, contemporâneo, funcional, aéreo, power pilates e neo pilates. Conforme o objetivo do aluno, a modalidade pode, inclusive, substituir os treinos de musculação.

“O treino de pilates faz um bom fortalecimento muscular. Conseguimos sim substituir a musculação por pilates quando o benefício é fortalecimento muscular e não hipertrofia muscular. Para esse caso, é necessário mais carga e só conseguimos isso com musculação”, esclarece.

Foto: https://www.instagram.com/danisewo/

Perda de peso

Quem aí está 100% satisfeito com a imagem refletida no espelho? Deixando de lado as armadilhas das exigências e padronizações impostas pela sociedade, com o foco na própria imagem, é o emagrecimento que leva muitas pessoas à realização de atividade física, seja por questões médicas, seja para se sentir melhor consigo mesmas.

A fisioterapeuta Danielle Sewo afirmou que o pilates causa uma perda calórica além de ganho de massa muscular. Aumenta o nosso metabolismo e, consequentemente, auxilia na perda de peso. Mas ela destaca:

“Porém, quando o paciente nos procura para perda de peso especificamente, aconselhamos aliar a técnica com caminhada longa, acima de 30 minutos, para potencializar o nosso objetivo”, explicou.

Benefícios do pilates

  • Fortalecimento muscular.
  • Alongamento muscular.
  • Maior consciência corporal.
  • Controle corporal.
  • Aumento da força postural.
  • Fortalecimento do core.
  • Definição muscular.
  • Diminuição da ansiedade.
  • Melhora da respiração.

O core consiste numa região integrada por músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdome. É considerado o centro de gravidade do nosso corpo. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar. É uma região muito importante para a boa manutenção da postura.

Foto: https://www.instagram.com/danisewo/

 

Mais para auxiliar nas suas escolhas

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Vera lucia Dias Pereira
    Nunca fiz pilates achei muito bom estás explicação .
  • Maristela Fatima Correa
    Muito interessante, esclarecedor. Eu, particularmente, adorei.
  • Roseane Feliciano
    Amei

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.