Queda de cabelo: o que significa e como identificar quando não é normal

Queda de cabelo: o que significa e como identificar quando não é normal

A queda de cabelo é uma realidade para muitas pessoas e sua ocorrência, além de incômoda em alguns casos, pode ser preocupante.

Uma dúvida habitual nesses casos é sobre como cada pessoa pode identificar quando a queda de cabelo está além do normal, já que perder um pouco dos fios é bastante natural ao longo da vida. Esse desconhecimento, em muitos casos, impede que quem necessita de orientação profissional busque o tratamento adequado.

A dermatologista Karla Assed, em entrevista à revista Marie Claire, ressaltou que é preciso atenção a indícios específicos para identificar a anormalidade, como a queda de mais de 100 fios por dia, presença de fios de cabelo no travesseiro e rarefação capilar, ou seja, a diminuição da densidade capilar e afinamento dos fios.

 

A importância de procurar ajuda

Neste cenário, é importante consultar profissionais de saúde para buscar identificar a causa da queda excessiva entre as possibilidades possíveis, como genética, pela oleosidade do couro cabeludo, estresse ou doenças sistêmicas como anemias e alteração na tireóide. Dependendo da causa encontrada, há necessidade de tratamento e adequação no modo de vida.

Conforme Karla, em alguns casos, buscar uma rotina mais leve e ingerir alguns alimentos pode contribuir para a diminuição da queda, como óleos vegetais, inclusive o óleo de coco, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura. Isso porque são alimentos que suprem a deficiência de ferro e vitaminas em nosso corpo.

Com o diagnóstico feito, caso seja necessário, outros tratamentos também podem ser feitos por meio do uso de medicamentos tópicos e/ou orais que irão estimular tanto a diminuição da queda quanto a estimulação do nascimento de novos fios e crescimento dos já existentes. Essas opções disponíveis atendem também a outra grande reclamação popular: a dificuldade e demora no crescimento capilar.

Crescimento capilar x Queda de cabelo

A média normal de crescimento do cabelo é 1 milímetro a cada três dias, o que dá cerca de 1 centímetro ao mês. Se identificarmos que essa média não se mantém, alguns cuidados diários, feitos em casa, podem ajudar. A esfoliação, por exemplo, deixa o couro cabeludo mais limpo e diminui a oleosidade, o que consequentemente colabora para o cabelo crescer mais rápido.

Mas não devemos confundir: a queda dos fios não impede o crescimento capilar. Nesses casos, o que mudará é o volume capilar. O que pode atrasar esse processo é a presença de fios quebrados. Em todas as situações citadas, além de uma observação constante dos fios e da sua rotina capilar, é importante buscar um diagnóstico especializado ao primeiro sinal de alteração.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.