Quer gastar menos com medicamentos? 

Quer gastar menos com medicamentos? 

Conheça seus direitos e pesquise

O gasto com farmácia pode se tornar um dos grandes vilões do orçamento mensal familiar e ganhar proporções maiores de acordo com o número de membros da família que faz uso de remédios. O que nem todo mundo sabe é que o acesso à medicação essencial é um direito dos brasileiros, garantido por meio das políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica. A pergunta é: como?

O primeiro passo é saber que esse direito existe e um ponto importante nessa garantia foi o programa Farmácia Popular, criado em 2004, que oferta medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos, como hipertensão, diabetes e asma, de forma gratuita ou com até 90% de desconto. Para ter acesso aos medicamentos do programa, tanto na rede própria quanto nas farmácias privadas conveniadas, é preciso apenas apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade.

Pesquisa é preciso

E se medicamentos da sua lista não estão dentro das possibilidades inseridas no Programa Farmácia Popular, papel, caneta e calculadora na mão, pois pesquisar é preciso. De acordo com a farmácia e o laboratório, os preços podem sofrer variações consideráveis. Segundo pesquisa do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) de março de 2018, um mesmo produto chegou a ter variação de diferença percentual de 452,99%.

Por isso, vale a pena pesquisar em pelo menos três lugares. Para facilitar essa busca, existem sites e aplicativos que apresentam a lista de opções de estabelecimentos com seus respectivos preços. Alguns deles são o Consulta Remédios, Medipreço e o Help Remédios. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.