Vivemos na era da informação e da tecnologia. A cada dia temos que administrar senhas, códigos, sequência de números, preencher formulários, fazer login. Mesmo sem perceber, já estamos e somos produto do mundo cibernético. E como fazer para acumular tantos dados e não misturar tudo?
Nesse universo, as senhas são elementos constantes em nossa rotina. Usamos senhas para quase tudo: para ter acesso ao celular, para entrar no computador, usar o cartão de crédito, checar o e-mail, assistir àquela série preferida ou relaxar ouvindo música na plataforma de streaming… Para tudo, existe uma senha.
Tantas letrinhas e números, porém, podem gerar confusões. Para isso não acontecer ou até mesmo nos prejudicar por esquecimento de uma senha importante, existem alguns artifícios, dicas e aplicativos que auxiliam no gerenciamento desses dados.
Afinal, a maioria dos sites possui pequenas regras para elaborar uma senha: pelo menos uma letra maiúscula, evitar sequências numéricas, um símbolo alfanumérico e, claro, não aceitam datas consideradas de fácil de dedução, como o próprio aniversário. Haja criatividade e memória!
Sempre oramos para que nada aconteça de ruim com os nossos entes queridos e para que Deus proteja nossos lares, não é verdade? Quando pensamos em proteger nossa casa de roubos, colocamos uma fechadura forte, um cadeado robusto. Na internet, é mais ou menos assim também.
Escolher uma senha fraca é como deixar a porta de casa entreaberta, vulnerável a qualquer mal-intencionado virtual que queira entrar e roubar dados e informações importantes e confidenciais.
A empresa de tecnologia NordPass realiza todos os anos um levantamento das senhas mais comuns, vazadas na internet. O objetivo é alertar para o risco de usar proteções facilmente decifráveis por hackers.
No Brasil, as dez senhas mais recorrentes em 2022 foram: 123456, Brasil, 123456789, 12345, 12345678, 102030, smart2020, master, 1234, 123. De acordo com a empresa, essas levam apenas um segundo para serem acessadas e clonadas por hackers. A NordPass elaborou dicas de senhas fortes que compartilhamos aqui com você. Confira a seguir.
Uma senha complexa é aquela que contém pelo menos 12 caracteres e uma variedade de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Evite usar sequências, nomes e dados pessoais na combinação. Existem geradores de senha automatizadas que podem ajudar.
Uma única senha para várias contas torna o trabalho de um hacker muito mais fácil. Se apenas uma das contas for comprometida, todas as outras ficarão vulneráveis.
Verifique regularmente quais contas você ainda está usando e quais você não acessa mais. Contas não utilizadas podem colocar sua segurança online em risco porque você pode não perceber quando elas são violadas. Opte por deletar as contas inativas. Você poderá criar um cadastro se desejar voltar a usar a qualquer tempo.
Avalie regularmente a saúde da sua senha. Identifique senhas fracas, reutilizadas ou antigas e fortaleça sua segurança online com senhas novas e complexas. Troque a senha com periodicidade de três a seis meses ou imediatamente após o alerta de vazamento.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.