Veja quais são os cuidados diários que você precisa ter com a sua voz

Veja quais são os cuidados diários que você precisa ter com a sua voz

Infelizmente é uma prática comum: agirmos em favor da nossa voz apenas quando ela apresenta falhas. A ausência de som, neste caso, é um barulhento pedido de socorro. Porém, a prática é bastante errada, pois a voz demanda cuidados diários, e no dia mundial dedicado a ela, 16 de abril, vale a pena buscar iniciar a mudança dessa realidade.

Os números reforçam a sua necessidade! Segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2020 e 2022, foram registrados mais de 7,5 mil casos de câncer de laringe no Brasil. Um alerta e tanto para quem ainda pensa que não precisa dedicar tempo ao assunto.

Como diz em alto e bom som o Ministério da Saúde (MS), o cuidado com as cordas vocais é fundamental, principalmente entre aquelas pessoas que as utilizam com frequência em sua rotina de trabalho ou mesmo pessoal. Sim, tagarelas, estamos falando de vocês. Dessa forma, é possível manter a voz com qualidade e saudável de modo contínuo, evitando doenças e outros comprometimentos.

Isso significa que, ao contrário do que muita gente pensa, cuidar da voz não é um dever apenas dos cantores ou das demais pessoas que a utilizam em sua profissão. Trata-se de uma parte do corpo tão (ou mais) usada do que muitas outras, mas que quase sempre despercebida, apesar do seu som.

Voz: cuidados necessários

  1. Tome bastante água, pois a hidratação é uma das ações mais importantes para cuidar da voz. Pelo menos dois litros de água por dia.
  2.  Não fume, pois o cigarro afeta e muito a laringe. A irritação provocada pelas substâncias presentes no cigarro pode ocasionar laringite e até câncer.
  3.  Evite tosses desnecessárias e pigarros, pois suas práticas provocam atritos nas pregas vocais, podendo até mesmo feri-las.
  4. Não force a voz, pois o esforço vocal requente pode provocar a formação de nódulos vocais. Os famosos calos.
  5. Alimente-se bem e evite bebidas alcóolicas, pois alimentos que dão azia e má digestão causam irritação na garganta e o álcool pode desidratar as cordas vocais.

Programa Vozes

E não há como falarmos em voz sem citar uma das realizações recentes mais bacanas da Obra Evangelizar, o projeto Vozes – Mostra Nacional de Música Católica. Por iniciativa do padre Reginaldo Manzotti, sacerdotes e religiosos de diferentes partes do Brasil sobem ao palco para apresentar seus talentos musicais.

A sua estreia foi livre de caráter competitivo, buscando apenas a valorização dos participantes, além da oferta de uma vitrine para a produção musical católica do país e da nova geração de cantores e compositores que usam o dom musical em sua atuação evangelizadora.

“O Vozes entra nesse cenário da produção da música católica contemporânea para contribuir especialmente dando visibilidade aos trabalhos que já existem, tanto de sacerdotes quanto de religiosas, que já têm uma caminhada na música, como compositores e intérpretes, e precisam ser mais conhecidos, além das suas regiões ou locais de mais atuação”, explica o diretor da TV Evangelizar, jornalista José de Melo.

Todos os participantes do projeto passam por uma preparadora vocal, a fonoaudióloga Denise Pimentel. De acordo com ela, tudo é realizado para que a performance seja a melhor possível, sem perder de vista os cuidados necessários com a voz. Como no futebol, que nenhum atleta entra em campo sem preparação.

“A gente cuida da prega vocal, da articulação, da dicção e também do sistema nervoso de cada cantor, de cada detalhe para que possam levar a palavra de Deus com melhor qualidade e com mais brilho, estando mais seguros com eles mesmos”, afirma ela.

Leia também:

Padre Duda, participante do Vozes, fala sobre origens e iniciação na música

VOZES: Mostra Nacional de Música Católica destaca grandes talentos de todas as regiões do Brasil

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.