“Brain rot” é escolhida a palavra do ano de 2024 pelo Dicionário Oxford: entenda o que significa

“Brain rot” é escolhida a palavra do ano de 2024 pelo Dicionário Oxford: entenda o que significa

Depois de horas rolando os feeds das redes sociais, já sentiu sua mente mais cansada e dispersa? Existe uma palavra para isso: brain rot (“atrofia cerebral” ou “cérebro apodrecido”, em tradução literal). O termo foi eleito a palavra do ano de 2024 pelo Dicionário Oxford e tem a ver com uma preocupação crescente com os efeitos do consumo excessivo de conteúdo online.

A escolha foi realizada por meio de votação aberta, com a participação de mais de 37 mil pessoas. Em comunicado oficial, o Dicionário Oxford definiu brain rot como “a suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente vista como resultado do consumo excessivo de material (principalmente online) considerado trivial ou pouco desafiador”.

Embora o uso do termo tenha aumentado 230% em 2024, sua origem tem mais de um século. A expressão apareceu pela primeira vez em 1854, no livro Walden, ou “A vida nos bosques”, do autor norte-americano Henry David Thoreau. Na obra, Thoreau utilizou “rot” para criticar a superficialidade da sociedade de sua época: “Enquanto a Inglaterra se esforça para curar a praga da batata, não haverá nenhum esforço para curar a praga do cérebro – que prevalece muito mais ampla e fortemente?”.

No contexto atual, brain rot é amplamente utilizado pelas gerações Z e Alpha para descrever os efeitos negativos do consumo digital exagerado, principalmente nas redes sociais. A expressão ganhou força em plataformas como TikTok.

Saúde mental e soluções digitais

A relevância do termo também lembra da necessidade de olhar com cuidado para a saúde mental. Uma empresa de saúde dos Estados Unidos chegou até a oferecer tratamentos para brain rot, identificando sintomas como neblina mental, letargia e declínio cognitivo. Entre as soluções sugeridas estão o detox digital e a limitação do tempo nas redes sociais.

Para Casper Grathwohl, presidente do departamento de linguagens da Oxford, a escolha de brain rot simboliza a luta de nossa era para equilibrar os benefícios e os perigos do mundo virtual. É sobre como estamos gastando nosso tempo livre!

Concorrentes ao título

Além de brain rot, outras palavras finalistas:

  • Lore: um conjunto de informações que embasa histórias ou narrativas.
  • Romantasy: gênero que combina fantasia e romance.
  • Slop: conteúdo de baixa qualidade, muitas vezes gerado por inteligência artificial.
  • Demure: termo que viralizou no TikTok como sinônimo de comportamentos reservados e elegantes.

No ano passado, a palavra escolhida foi rizz, usada para descrever o carisma no flerte.

O que a escolha de brain rot em 2024 pode te dizer? É tempo de pensar como o digital influencia vidas, ter atenção à saúde mental, consumo consciente e os desafios das novas gerações.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.